Caixa lança em março linha de crédito imobiliário com juros fixos
O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, afirmou na última quinta-feira, dia 2, que o banco deverá lançar em março uma linha de crédito para financiamento imobiliário com uma taxa de juros fixa — ou seja, sem nenhum tipo de correção como a TR (Taxa Referencial) ou a inflação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).
Em agosto de 2019, o banco lançou uma linha de financiamento habitacional corrigida pelo IPCA, (assista ao vídeo e relembre):
Agora, com essa nova modalidade, “Nós acreditamos que, a partir de março, quando lançaremos o crédito imobiliário sem nenhum tipo de correção, isso [adesão a essa modalidade] vai se multiplicar. Porque hoje nós temos o crédito imobiliário ligado à TR, e o crédito imobiliário ligado ao IPCA, a inflação”, disse Guimarães.
“Em março, faremos uma terceira linha que é sem correção nenhuma, esta é uma revolução. Sem TR e sem IPCA. Por que que isso é tão importante? Você vai poder contratar o crédito imobiliário de 30, 35 anos, e saber quanto que você vai pagar pelos próximos 30 a 35 anos”, afirmou o presidente do banco.
Guimarães conversou com jornalistas após sair de uma reunião com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no Palácio do Planalto.
Segundo o dirigente da Caixa, o banco vai manter a política de repassar aos clientes as reduções promovidas pelo Banco Central na taxa básica de juros do país, a taxa Selic.
“Qualquer redução no Banco Central implica em redução tanto no cheque especial, quanto no rotativo do cartão, no CDC e no crédito imobiliário”, afirmou o executivo.
Assista a um trecho da entrevista do presidente do banco, Pedro Guimarães, ao Jornal da Band: