Cadastro Positivo: como funciona
Cadastro positivo: como funciona
O cadastro positivo é uma excelente forma de construir uma boa imagem no mercado de crédito!
Os dados do cadastro positivo são usados para decisões de crédito. Isso impacta a vida financeira de milhões de brasileiros. Se você não faz ideia do que é cadastro positivo, é melhor prestar atenção! Vamos explicar direitinho tudo o que você precisa saber.
O cadastro positivo já é usado com sucesso em vários países desenvolvidos pelo mundo. Estados Unidos, Inglaterra, China, Canadá, Alemanha, França, Japão e Itália são só alguns deles. No Brasil, o cadastro foi criado em 2011 com o objetivo de ser um banco de dados de bons pagadores.
A novidade é que depois de assinada a Lei que autoriza a inclusão automática no cadastro, ele vai passar a conter dados de todos os brasileiros. Ou seja, se você tem um CPF, você vai ter um cadastro positivo. E é por isso que você precisa estar por dentro desse assunto!
O que é cadastro positivo ?
O cadastro positivo é um histórico do seu comportamento de crédito. Ele reúne informações sobre como você quita suas contas, levando em consideração sua pontualidade e sua conduta como pagador de boletos.
É como um currículo financeiro. Bem simples. Pagou a conta de luz em dia? Muito bem, vai ficar bem na fita. Quitou um empréstimo sem atrasar nenhuma parcela? Mais um pontinho pra você. Resumindo, o cadastro positivo é uma excelente forma de construir uma boa imagem no mercado de crédito.
Como fazer cadastro positivo
O cadastro existe desde 2011 e está ativo desde 2013, mas a adesão sempre foi pequena. Uma Lei Complementar fez com que os dados do cadastro positivo tivessem adesão automática. Isso significa que agora todos os brasileiros já possuem um cadastro sem precisar dar nenhuma informação.
Todos esses dados do seu histórico são administrados pelos chamados birôs de crédito, a Serasa é um deles. O comércio, bancos, lojas e outras instituições financeiras vão passar a consultar esses dados para gerar crédito, ceder empréstimos ou fazer negócios.
Você deve receber um SMS, carta ou e-mail com esse aviso. Mas, calma! Se você não quiser ter o cadastro, é só pedir pra sair. No entanto, as vantagens para se manter nele são inúmeras. Abaixo, vamos listar algumas delas.
O que muda
Atualmente, para decidir se um consumidor merece o crédito, a informação mais analisada pelos bancos é: você está negativado ou não? Isso diz apenas como está sua vida financeira daquele momento. Não mostra nada além. É como usassem apenas uma foto pra tomar essa decisão.
Já com o cadastro positivo, todo seu histórico será levado em conta. É como um filme da sua vida financeira. Se você paga suas contas em dia, se você quita seus empréstimos ou cartões sem atrasar, tudo vai constar no seu cadastro.
Para saber mais sobre essas mudanças, ouça nosso podcast! CLIQUE AQUI para conferir o episódio especial sobre cadastro Positivo
Vantagens de ter um cadastro positivo na Serasa
- O cadastro negativo já existe e é um grande temor para os brasileiros. Agora é a hora de ter um cadastro favorável para a população. Com cadastro positivo você vai poder mostrar tudo o que você fez de bom na vida financeira.
- Se você for um profissional autônomo e precisar de um financiamento, por exemplo, mesmo que não tenha uma comprovação de renda formal, poderá conseguir o crédito graças ao seu cadastro positivo
- A expectativa é que o cadastro positivo melhore bastante a inclusão financeira do brasileiro. O cálculo inicial é de que mais de 22 milhões de consumidores que não tem acesso ao crédito passem a ter com o cadastro.
- Para quem já tem acesso a crédito, é muito provável que a oferta aumente e as taxas de juros diminuam.
- A ideia é que com mais pessoas tendo acesso ao crédito, a concorrência de operadoras de crédito aumente, a inadimplência diminua e os juros sejam mais justos para todos.
Agora que você já conhece como funciona o Cadastro Positivo e as vantagens que você tem com ele, que tal consultar o seu? Acesse aqui
Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos e familiares! E para ter mais dicas que descomplicam a sua vida financeira, se inscreva no canal do Serasa Ensina no YouTube!